Plano nacional de combate ao lixo no mar
Fabio Nunes • 16 de janeiro de 2021
Foi lançado no dia 22/03, data em que se comemorou o Dia Mundial da Água, o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar (PNCLM).

O plano é uma das metas nacionais prioritárias da Agenda de 100 dias do Governo Federal e representa a primeira fase de uma Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana, que contemplará também fases a serem lançadas nos meses seguintes relacionadas à gestão de resíduos, áreas verdes urbanas, qualidade do ar, qualidade das águas e saneamento e áreas contaminadas.
O Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar é composto de um diagnóstico do problema do lixo no mar no Brasil, valores de referência, situação desejada, modelo de governança, eixos de implementação, diretrizes, indicadores, plano de ação e agenda de atividades do plano, que, após o lançamento, será atualizada no sítio eletrônico do MMA, onde será possível acessar um painel interativo com informações atualizadas sobre o tema.
O PNCLM representa uma nova estratégia para enfrentar um problema complexo e que depende da atuação dos governos federal, estaduais e municipais, além do setor produtivo e da sociedade civil organizada. O país apresenta 274 municípios costeiros defrontantes ao mar ao longo de 17 estados e 8.500 km de costa.
O Plano apresenta seis eixos de implementação (resposta imediata; gestão de resíduos sólidos; pesquisa e inovação tecnológica; instrumentos de incentivo e pactos setoriais; normatização e diretrizes; educação e comunicação) e está dividido em 30 ações de curto, médio e longo prazo, com ênfase em soluções pragmáticas e concretas que contribuam para a melhoria da qualidade ambiental no curto prazo. Entre as ações, está previsto um projeto piloto para instalação de dispositivos de retenção, como redes coletoras em galerias pluviais e barreiras flutuantes em rios e afluentes; mutirões para a limpeza de praias e mangues; estímulo à coleta seletiva e logística reversa nos municípios costeiros; fomento a projetos de inovação tecnológica para aproveitamento do plástico recolhido do ambiente marinho.Segundo o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, “O Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar representa uma inovação e um grande esforço de mobilização para responder de forma coordenada e integrada à poluição do ambiente marinho, que traz impactos aos ecossistemas e também ao turismo, saúde e segurança de navegação.
O combate ao lixo no mar constitui a primeira fase da Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana, que apresenta um conjunto de ações concretas e de resposta imediata para a melhoria da qualidade ambiental, e, portanto, da qualidade de vida nas cidades brasileiras”.
Nós da AMO somos orgulhosos de todos os esforços já realizados localmente, pela comunidade e trade local para manter a praia limpa. Também sabemos que ainda é pouco e precisamos nos unir para melhorar ainda mais.
Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Para conhecer o Plano de Combate ao Lixo no Mar, clique aqui

Primeiro Curso de Certificado de Instrutores ABK em Amontada é Realizado com Sucesso Entre os dias 3 e 6 de julho, Amontada foi palco do primeiro curso de certificado de instrutores ABK já realizado no município , promovido pela Associação Brasileira de Kitesurf (ABK) no Club Janjão. O curso já é referência e tem ocorrido em diversas regiões do Brasil, sendo esta a primeira edição em Amontada, fortalecendo ainda mais o cenário local do esporte. A capacitação contou com 14 participantes vindos de diferentes regiões do Ceará, como Camocim, Jijoca, Itarema, Amontada e Cumbuco. A clínica foi ministrada por Kalu de Sousa, ex-atleta de kitesurf freestyle, juntamente com o presidente da ABK, George Wagner. Durante os quatro dias de evento, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos técnicos, trocar experiências e se capacitar conforme as melhores práticas do kitesurf. A realização do curso veio em um momento estratégico, justamente no início da alta temporada dos ventos, período em que Amontada recebe velejadores de todo o Brasil e do exterior. A certificação oferecida pela ABK contribui para a profissionalização, segurança e excelência no ensino do kitesurf na região. Agradecemos ao empenho e dedicação da ABK, especialmente ao presidente George Wagner, pelo compromisso em aprimorar o ensino e ampliar a certificação dos instrutores de kitesurf em todo o Brasil. Nosso agradecimento especial também ao presidente da AMOTUR e proprietário do Club Janjão, João Henrique , que fez o convite para a ABK realizar esse importante momento em nosso município e colaborou para o sucesso dessa iniciativa. Seguiremos juntos em busca de um turismo esportivo cada vez mais forte em Amontada!